Monção à distância de um clique.
relogio capa

Nasceu um relógio original na freguesia de Pias

Monção

Nasceu um relógio original na freguesia de Pias

Foi feito a partir de uma roda de um antigo carro de bois. Está a funcionar com uma precisão a ombrear com qualquer relógio suíço. O modelo, muito provavelmente, é único no mundo. É de Monção… está na Praça do Emigrante, na freguesia de Pias.

Quem vê, atesta desde logo que o resultado final não é apenas um relógio. É uma obra de arte que certamente nunca cairá na indiferença. Será olhada e admirada enésimas vezes, quanto mais não seja para ver que horas são.

Trata-se de mais um investimento da Junta daquela Freguesia, no sentido de abrilhantar a localidade. Rondou os mil euros. O desenho e a montagem da obra estiveram a cargo de Agostinho Correia, que atualmente exerce as funções de Secretário na Junta.

“Foram vários meses de trabalho. Nasceu a partir de um carro de bois que tinha em casa. Era uma herança de família. Um dia surgiu-me esta ideia”, contou à Ecos da Raia.

Deitou mãos à obra. O resultado final, sabe a Ecos da Raia, já recebeu rasgados elogios do presidente da Câmara Municipal, António Barbosa.

O relógio assenta sobre um enorme cubo em granito onde pode ler-se “Relógio feito de memórias e histórias“. Em cada uma das laterais, um painel em vinil relembrando o papel preponderante que os carros de bois tiveram na economia daquela e de outras freguesias em todo o país.

“Há várias formas de homenagear e perpetuar a herança da nossa gente, contudo a Junta de Freguesia de Pias acredita que a melhor forma de o fazer é através de algo que fique para a posteridade! Assim, escolhemos a roda de um carro de bois, que retrata o modus vivendi da nossa gente e recorda a nossa memória cultural, as nossas raízes, tradições, agora transformada num relógio”, anunciou Agostinho Correia, desta vez nas redes sociais.

E a mecânica? Está toda no interior da roda. “Funciona a pilhas e é muito fácil mudá-las. No entanto são pilhas especiais para este tipo de tecnologia. Não se encontram em qualquer lado e cada uma custa 20 euros. Mas duram aproximadamente um ano”, explicou ainda Agostinho Correia.

Por forma a dar maior proteção, o relógio terá uma cobertura em acrílico.

 

 

[Fotografia: JF Pias]

 

Leave your thought here

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *