Monção vai dedicar quatro dias ao Cordeiro
Monção vai dedicar quatro dias ao Cordeiro
Vão ser quatro dias em que os restaurantes de Monção se vão virar inteiramente para o prato mais icónico do concelho – o Cordeiro à Moda de Monção que, em 2018, foi elevado a uma entre as 7 Maravilhas de Portugal à Mesa.
Serão dois fins de semana: 23 e 24; 30 e 31 de outubro. A iniciativa, promovida pelo Município em colaboração com restaurantes aderentes, promete “destacar o sabor único deste prato com tradição local, bem como proporcionar aos amantes do bom garfo a oportunidade de saborear este manjar delicioso do roteiro gastronómico monçanense”.
“Na mesa, sempre acompanhado por um vinho Alvarinho aromático e pelas Roscas de Monção, doce local elevado em 2019 a uma entre as 7 Maravilhas Doces de Portugal”, realça a autarquia.
Em Monção e além-fronteiras, o Cordeiro à Moda de Monção é também conhecido por Foda à Monção.
Confecionada de forma tradicional, em alguidar de barro e levado ao forno de lenha, a Foda assume-se, desde há vários anos, como uma referência da gastronomia monçanense.
A preparação deste prato tem uma duração superior a 24 horas, entre banhos e cozedura. O cordeiro é colocado em cima do alguidar de barro, para pingar sobre o arroz amarelo (feito com açafrão e água de um Cozido à Portuguesa), sendo levado a forno de lenha, previamente aquecido, cuja porta se abre apenas duas vezes, uma para virar e outra para retirar o cordeiro.