Monção: Uma conversa com especialistas para descomplicar a linguagem financeira
Monção: Uma conversa com especialistas para descomplicar a linguagem financeira
O Centro Cultural do Vale do Mouro, na freguesia de Tangil, em Monção, vai ser palco na próxima sexta-feira, dia 16 de junho, de uma tertúlia sobre Literacia Financeira.
O evento, organizado pela JSD Monção, terá como convidados António Barbosa, Presidente da Câmara Municipal de Monção; José Luís Alves, Diretor Financeiro; Adriana Fernandes, jovem empreendedora da freguesia de Tangil; e José Lago, Presidente da JSD Alto Minho.
A conversa será moderada pelo Presidente da JSD Monção e Vice-Presidente da JSD Alto Minho, Tiago Viana.
“O local escolhido reflete a necessidade que sentimos em descentralizar as atividades da sede do concelho, neste momento escolhemos esta freguesia, mas futuramente pensamos deslocalizar outras atividades de modo a estar o mais perto possível de toda a comunidade monçanense”, disse desde logo Tiago Viana à Rádio Ecos da Raia.
O dirigente social-democrata considera que o tema da literacia financeira “é ainda pouco explorado na sociedade portuguesa. Cada dia que passa somos injetados com muita informação sobre Finanças e Economia. Mas a maioria da comunidade não entende esta temática. Não por falta de interesse, mas sim por falta de informação simplificada e na utilização de uma linguagem pouco clara e acessível”, considera.
“O dinheiro ainda é um tabu, mas temos que saber lidar com ele. Quando damos as ferramentas e o conhecimento necessário às pessoas para tomarem decisões, estamos a capacitá-las. Segundo os últimos dados do Banco Central Europeu, Portugal está nos piores lugares da Zona Euro em termos de literacia financeira”, alerta.
O início está marcado para as 21h30.
De referir que a JSD Monção realizou já no passado dia 3 de junho, na Biblioteca Municipal de Monção, uma sessão universitária intitulada Universidade perto de Ti. Esta teve como objetivo esclarecer dúvidas sobre o Ensino Superior.